Código de Ética - Bueno Engenharia

APRESENTAÇÃO

A BUENO Engenharia atua no mercado há mais de 30 anos e sempre pautou seu modelo de negócio no compromisso constante com a qualidade, a segurança e o meio ambiente.

Os valores e crenças que norteiam os projetos e a atuação da BUENO consolidaram-se com o passar dos anos e podem ser perpetuados se forem compartilhados por todos que de alguma forma estão em interação com a empresa.

Desta forma, apresentamos nosso CÓDIGO DE ÉTICA para buscar, principalmente:

  • Explicitar para todos os seus Empregados, Clientes, Fornecedores, e demais partes interessadas, as suas crenças e valores morais que guiam a sua atuação no mercado.
  • Exprimir de forma clara e objetiva as suas expectativas em relação ao comportamento moral e ético das pessoas com as quais trabalha e se relaciona.
  • Buscar o alinhamento dos seus profissionais e parceiros comerciais com os valores morais aqui explicitados.
  • Buscar manter uma permanente coerência entre o discurso e a prática nas suas relações comerciais e dentro da empresa.

CRENÇAS E VALORES MORAIS

As crenças e os valores morais da BUENO são a base do comportamento ético esperado da parte dos empregados e parceiros comerciais. Baseamos o nosso modelo de trabalho nos seguintes princípios:

  • FORÇA DE EQUIPE: acreditamos no trabalho em equipe como força indutora de produtividade e eficiência nos nossos serviços.
  • LEALDADE e CONFIANÇA: valorizamos a lealdade e a confiança como fatores de união e fortalecimento da nossa equipe.
  • HONESTIDADE e TRANSPARÊNCIA: acreditamos que uma relação baseada na honestidade e na transparência sempre levará a resultados mais nsistentes e justos.
  • RESPEITO ÀS PESSOAS: acreditamos que o respeito aos direitos individuais e coletivos das pessoas envolvidas ou afetadas pelos nossos trabalhos gera apoio e dá credibilidade às nossas atividades.
  • RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: acreditamos que a natureza, seus ecossistemas e seres vivos em geral devam ser respeitados e preservados ao máximo para as gerações atuais e futuras.
  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL: apoiamos o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos empregados e parceiros e acreditamos no crescimento baseado no trabalho e no mérito.
  • CONFORMIDADE LEGAL: acreditamos que o respeito integral às Leis é um fator essencial para a perpetuação e desenvolvimento do nosso negócio.
  • QUALIDADE: acreditamos que o fornecimento de produtos e serviços de qualidade é uma das bases do nosso negócio e a forma mais eficiente de garantir relações duradouras com nossos Clientes, Parceiros e Fornecedores.  

VISÃO

Ser referência na sua área de atuação.

MISSÃO

Ser uma empresa eficiente, atuando com liderança na área de Engenharia de Infraestrutura, promovendo o desenvolvimento do país e a satisfação dos seus Clientes, Empregados e demais Partes Interessadas.

Política de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde)

Projetar e construir obras de infraestrutura, atendendo à legislação e demais requisitos aplicáveis, através do comprometimento dos Empregados com o respeito ao meio ambiente, à segurança e saúde das pessoas e o controle dos seus processos, buscando a melhoria contínua dos resultados e priorizando a Satisfação dos Clientes.

CÓDIGO DE ÉTICA

Este Código de Ética deverá ser entendido e praticado por todas as pessoas com as quais a BUENO mantiver relações de trabalho ou comerciais. Para tanto, este documento será parte integrante dos Contratos de Trabalho assim como dos contratos assinados com Fornecedores de serviços e será divulgado para toda a Força de Trabalho.

Para os Empregados que atuam diretamente no campo, envolvidos na execução das nossas obras, será adotado ainda um Código de Conduta.

1.    RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Cada empregado é peça chave dentro da BUENO. Seu comprometimento e responsabilidade auxiliam na construção de um ambiente produtivo e agradável, para que todos, em conjunto, alcancem os objetivos estabelecidos. Por isso, é imperativo:

a. Respeitar as normas internas Empresa.

b. Assimilar as Crenças e os Valores Morais da Empresa e agir no sentido de respeitar e promover estas crenças e valores;

c. Tratar com respeito e consideração seus subordinados e superiores, bem como os clientes, fornecedores e quaisquer outras pessoas envolvidas ou afetadas pelas atividades da Empresa;

d. Manter relações cordiais dentro do ambiente de trabalho;

e. Ser leal e honesto: consigo mesmo, com a equipe e com a Empresa, mantendo a honestidade e a transparência nas relações com as pessoas;

f. Não promover, não estimular e não participar de fofocas ou intrigas no ambiente de trabalho, e não admitir a prática de difamação, disseminação de inverdades, maledicências ou sabotagens;

g. Ser comprometido com seu trabalho e com prazos. Se tiver prometido algo, cumpra. Se não puder cumprir o prometido, renegocie as condições;

h. As amizades são uma consequência natural de um ambiente de trabalho saudável, mas são opcionais; já o respeito mútuo e o cuidado com as pessoas são obrigatórios;

i. Respeitar a privacidade alheia.

j. Respeitar o sigilo profissional e comercial zelando pelos interesses da Empresa e dos Clientes.

k. Não divulgar informações da Empresa ou dos Clientes sem expressa autorização dos mesmos.

l. Não praticar qualquer tipo de ato discriminatório ou preconceituoso em razão de raça, gênero, classe social, religião ou condição de saúde;

m. Respeitar e valorizar a diversidade;

n. Não praticar, de qualquer forma, assédio verbal ou sexual;

o. Manter uma aparência pessoal coerente com o ambiente de trabalho; Sempre usar o uniforme e a identificação (crachá) durante o horário de trabalho.

p. Zelar pelos materiais, equipamentos e demais recursos da Empresa disponibilizados para o trabalho;

q. Evitar tratar de assuntos pessoais no horário de trabalho;

r. Não usar a internet para assuntos pessoais, a não ser que seja estritamente necessário, e restringir o uso de celular pessoal durante o horário de trabalho;

s. Promover a integração da equipe, participando de eventos e atividades comemorativas promovidos pela Empresa;

2.   RELAÇÕES COM FORNECEDORES E CLIENTES

Assim como os comportamentos que adotamos nos nossos relacionamentos interpessoais, da mesma forma deveremos guiar as condutas em relação aos nossos fornecedores. Por isso, é indispensável:

a. Informar a existência de conflito de interesses, vínculo familiar, seja sanguíneo ou por afinidade, com Clientes ou Fornecedores;

b. Respeitar o fornecedor e seus Empregados, impedindo discriminações no tratamento dado ao pessoal terceirizado daquele dado aos profissionais com vínculo empregatício.

c. Não praticar qualquer tipo de ato discriminatório ou preconceituoso em razão de raça, gênero, classe social, religião ou condição de saúde;

d. Não praticar, de qualquer forma, assédio verbal ou sexual;

e. Tratar os Clientes e os Fornecedores com honestidade e transparência e manter com estes relações justas.

f.  Pautar-se sempre por critérios técnicos e legais. 

g. Manter e exigir uma postura ética e justa nas relações com Clientes ou Fornecedores;

a. Não usar seu cargo para obter vantagens ou favores de nenhum Fornecedor ou Cliente.

b. Recusar qualquer prática de corrupção ou propina; na dúvida, não aceite, e denuncie o caso imediatamente à Ouvidoria;

c. Não auferir nem oferecer vantagens indevidas aos Clientes e Fornecedores.

d. Apenas brindes de caráter promocional podem ser oferecidos ou aceitos de Terceiros. Havendo dúvida quanto a classificação de caráter promocional, se abstenha de aceitar ou oferecer os mesmos.

e. Presentes e artigos que não se enquadrem como promocionais devem ser recusados ou, se aceitos, devem ser encaminhados à Administração para avaliação da sua destinação (por exemplo: sorteio ou até a doação);

f. Não admitir, em nenhuma hipótese, nas atividades da Empresa, ou sob influência desta, o uso de trabalho análogo à escravidão, trabalho infantil ou desumano.

3. RELAÇÕES COM O GOVERNO

Toda empresa é sujeita a pagamento de impostos e fiscalização por parte de órgãos públicos. No modelo de negócios da BUENO, especialmente, o relacionamento com o poder público é constante e imprescindível. Nesses casos, deve-se:

a) Tratar as autoridades administrativas e governamentais com honestidade e transparência, mantendo com estas relações justas e corretas.

b)  Não auferir nem oferecer vantagens indevidas;

c)  Contribuir com as fiscalizações e auditorias em geral, sejam internas ou externas, pois todas elas são para a melhoria e busca de conformidade dos processos;

d)  Não oferecer ou aceitar brindes que não forem de caráter promocional;

e) Não utilizar o nome da empresa ou suas instalações ou recursos para campanhas em prol de candidato(s) e/ou partido(s) político(s);

f)  Identificar comportamentos que contrariem as Leis em vigor e denunciar à Ouvidoria;

 

4. RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE

Estamos constantemente em contato e nos utilizando de recursos provenientes de um meio ambiente rico e diversificado. O zelo pela natureza nada mais é do que o agradecimento por aquilo que nos é fornecido. Para que possamos diminuir nosso impacto no meio ambiente, é importante:

a. Promover o uso sustentável de água e de energia e evitar o consumo desnecessário de recursos e a geração de resíduos;

b. Participar ativamente do programa de coleta seletiva e dos processos de reciclagem de resíduos;

c. Buscar sempre soluções para a redução de impactos ambientais nas atividades da Empresa;

d. Respeitar as comunidades locais, sua cultura e sua diversidade, nos locais onde estiver a serviço da Empresa;

e. Seguir rigorosamente as legislações ambientais;

f. Zelar pelos aspectos de Qualidade, Segurança e Saúde e de Responsabilidade Ambiental e Social no desempenho das suas atividades.

QSMS-RS (QUALIDADE, SEGURANÇA OCUPACIONAL, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL)

Adicionalmente às orientações acima, deve-se ainda:

a. Executar as atividades de acordo os procedimentos implantados e instruções recebidas;

b. Executar o seu trabalho com zelo e disciplina;

c. Cumprir com assiduidade, empenho e qualidade técnica as suas obrigações;

d. Não enganar ou induzir alguém a erro: assuma as falhas ocorridas nas atividades sob sua responsabilidade e atue prontamente no sentido de corrigi-las e prevenir a sua repetição;

e. Manter uma atitude colaborativa no ambiente de trabalho;

f.  Julgar e decidir somente com base em fatos e dados consistentes e vindos de fonte oficial;

g. Respeitar e zelar pela manutenção e pela melhoria do Sistema de Gestão Integrado da Empresa;

h. Usar os canais internos para manifestar opiniões, fazer críticas, apontar falhas e sugerir melhorias nos processos da Empresa;

i.  Participar das iniciativas de caráter social e voluntariado, em especial aquelas promovidas pela Empresa ou por outros empregados.

ORIENTAÇÕES GERAIS

As disposições deste Código de Ética são de observância obrigatória por todos aqueles que compõem o quadro da BUENO Engenharia, em todos os seus níveis, sendo extensivo aos prestadores de serviço e subcontratados. O descumprimento deste é passível de aplicação de medidas disciplinares;

A partir das orientações contidas aqui, cumpra, promova e cobre da Empresa o respeito às Crenças e aos Valores Morais e o cumprimento deste Código de Ética;

Utilize e divulgue na comunidade onde atua todos os canais para denunciar qualquer desvio de conduta identificado nas atividades da Empresa:

O anonimato nas denúncias é garantido, sem risco de retaliações.

Revisão A

Dezembro de 2015.